AS IRMÃS MEDIANEIRAS DA PAZ

É um Instituto Religioso de Direito Diocesano, nascido em Petrolina-PE, aos 10 de dezembro de 1968, com uma pré-história iniciada em 1957, tendo como berço o Centro Social Pio XI – naquela Cidade.

O seu Fundador, Dom Antonio Campelo de Aragão, SDB, tendo chegado àquela diocese em fevereiro de 1957, encontrou uma diocese muito vasta, carente de sacerdotes, contando apenas com duas comunidades religiosas, dedicadas à saúde (as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo) e à educação (as Filhas de Maria auxiliadora). As estradas para o interior da diocese eram todas carroçais; os poucos padres atendiam às paróquias e capelas viajando a cavalo.

Era enorme a carência de catequese, evangelização, saúde, educação e assistência social. Diante desse quadro preocupante o então Bispo diocesano, Dom Antonio Campelo de Aragão ouviu o clamor do povo a ele confiado e aceitou de Deus o apelo de fundar uma Congregação Religiosa que se dedicasse de modo particular, aos trabalhos pastorais nas paróquias mais pobres e difíceis, como zelosas colaboradoras de ministérios especialmente nos lugares mais pobres e mais difíceis (Cf. Carta Magna).

É carisma das Irmãs Medianeiras da Paz tudo fazer para que a paz de Cristo reine entre os irmãos através de atividades especificas. Trata-se daquela paz que encontramos e testemunhamos também nas grandes lutas e sofrimentos pelo Reino de Deus (Const. Art. 5).

É uma Congregação brasileira e nordestina, nascida deste povo, que conhece a sua vida, o seu espírito de luta, a sua capacidade de resistência e que alimenta uma fé profunda, uma esperança inabalável na mediação de Jesus Cristo em favor de seu povo, que cultiva a solidariedade e a partilha como valores evangélicos.

As Irmãs Medianeiras da Paz são chamadas a “a estar sempre em estado de mediação” e são ainda “chamadas a enfrentar e a responder, com a graça de divina a toda solicitação de ajuda de pessoas e grupos carentes da verdadeira paz, especialmente os mais necessitados e marginalizados, segundo o espírito das bem-aventuranças evangélicas e o mandamento novo do amor” (Cf. Const. Art. 6).

Dom Antonio Campelo de Aragão na sua ordenação episcopal assumiu como lema: “Tudo Farei Pelos Eleitos”. No seu zelo e ardor apostólico passou para a Congregação por ele fundada – as Irmãs Medianeiras da paz e, consequentemente para toda a Família Medianeira o mesmo lema, o qual nos tem impulsionado a ouvir e acolher os apelos do Cristo Mediador a ir pelo mundo mediando a sua paz.

Na fidelidade à nossa vocação e missão, como pessoas consagradas na Igreja, fazemos comunhão com os nossos pastores, com os irmãos Medianeiros da Paz, as Servas/os, a Conferência dos Religiosas/os do Brasil – CRB, com a USG-CB – União das Superioras Gerais de Congregações Brasileiras, com pessoas, movimentos populares e grupos que se empenham na defesa da vida, colaborando e participando de suas iniciativas, partilhando de nossa pobreza.  Nossas etapas de formação são assim constituídas: Formação inicial – Aspirantado, Postulantado, Noviciado – 1º e 2º ano e Juniorato. E, como a formação é um processo continuado,  temos a formação permanente, assumida pelas Religiosas de votos perpétuos.

Expansão da Congregação
As Medianeiras estão presentes nos mais diversificados setores de atividades, buscando responder aos apelos do momento na Ação Evangelizadora da Igreja nas Paróquias, nas pastorais sociais, na Conferência dos Religiosos do Brasil, na educação, no trabalho com menores, na saúde hospitalar e preventiva, em instituições de assistência à criança em estado de vulnerabilidade social, nos conselhos e fóruns em busca da defesa e promoção da vida, procurando participar das políticas públicas.
As Irmãs estão presentes nas seguintes comunidades:
DIOCESE DE PETROLINA – PERNAMBUCO

  • Centro Social Pio XI
  • Hospital e Maternidade Santa Maria
ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
  • Casa Tabor – Formação inicial
  • Instituto Auxilium – Poções
DIOCESE DE JEQUIÉ
  • Casa Santa Inês
ARQUIDIOCESE DE ARACAJU-SERGIPE
  • Casa Nossa Senhora Rainha do mundo
DIOCESE DO CRATO – CEARA
  • Comunidade João Paulo II
  • Centro de Solidariedade Nossa Senhora Medianeira
ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE-PE
  • Patronato Nossa Senhora da Conceição
  • Patronato Menino Jesus
ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR-BA
  • Sede Geral
  • Casa Nossa Senhora Medianeira – Formação Inicial
  • Instituto São Geraldo
  • Centro de Formação Jesus Mediador
C – AS /OS SERVAS/OS MEDIANEIRAS/OS DA PAZ 
O trabalho realizado pelas Irmãs Medianeiras da Paz nas diversas comunidades tem despertado o interesse de muitas pessoas que atuam junto às Irmãs ou que se beneficiam do seu modo de promover a paz entre o Povo de Deus.
Dom Campelo sempre motivou estes grupos de pessoas, chamando-os de colaboradores ou benfeitores das Irmãs.
No dia 12 de outubro de 1984, Dom Campelo fundou o grupo das Servas Medianeiras da Paz e passou às mãos um pequeno Estatuto da Associação o qual foi renovado no ano de 2000.Salvador-BA: Comunidade Dom Campelo – Sede Geral e na Comunidade Nossa Senhora Medianeira; Jequié-BA: Comunidade Santa Inês; Vitória da Conquista – BA: Comunidade da Casa Tabor;  Recife-PE: Comunidade do Menino Jesus; Juazeiro do Norte-CE: Centro de Solidariedade Nossa Senhora Medianeira e, no Monsenhor Gil – PI.
Per conoscere di più: http://www.impaz.org.br